Tuesday, June 20, 2006

Águas aromatizadas com aditivos

Parecem água, mas não são. Têm sabor a limão, morango, tangerina, maracujá, açúcar e aditivos. Não causam problemas se as beber com moderação, mas não substituem a água.
Demasiados aditivos
Analisámos 26 águas e apenas as Castello limão e limão verde dispensam os aditivos. As Lipton incluem ácido ascórbico, que mais não é do que vitamina C obtida por síntese biológica. As Pedras apenas contêm ácido cítrico, que se encontra naturalmente nos citrinos e sem nenhum inconveniente para a saúde.
Quanto às restantes, podem ter uma considerável lista de aditivos. Alguns deles, como o E211 e o E242, devem ser evitados ou consumidos com moderação. Uma lista excessiva, sobretudo para produtos que se fazem passar por água.
Algumas águas contêm conservantes que podem ser responsáveis por reacções de hipersensibilidade, como é o caso dos sorbatos e dos benzoatos. Os efeitos conhecidos destes últimos são mais adversos, pelo que estão estabelecidas doses diárias admissíveis mais reduzidas para os mesmos. Tendo em conta que podem aparecer em muitos outros alimentos (produtos à base de peixe e ovos, de confeitaria, saladas preparadas, etc.), será fácil ultrapassar estes limites, especialmente se forem crianças.
As águas Pleno contêm ainda dicarbonato dimetílico, um aditivo sobre o qual persistem dúvidas. Recomenda-se, pois, prudência no seu consumo.
Doces e caras Apesar de doces, estes produtos quase não contêm ou não apresentam de todo açúcares. Mesmo assim, um copo de água aromatizada Lipton pode conter o equivalente a um pacotinho de açúcar e se for das Pedras a um pacote e meio.
Mas o sabor açucarado deve-se sobretudo a edulcorantes: acessulfame K, aspártamo e sucralose. Como estes também podem aparecer noutros alimentos, pode não ser difícil exceder as doses diárias admissíveis. Uma vez mais, as crianças são o grupo a que deve prestar-se mais atenção.
As águas aromatizadas são muito mais caras do que as de nascente ou minerais naturais engarrafadas da mesma marca. Para os produtos com gás, a diferença vai dos 20 aos 40% por litro, enquanto que, nas águas aromatizadas sem gás, pode atingir 60 a 70 por cento.
Beba água Ainda que as águas aromatizadas possam ser uma alternativa aos refrigerantes clássicos, isso não significa que devamos consumi-las com muita frequência. Na verdade, substituir a água, um líquido imprescindível para o correcto funcionamento do organismo, por estes produtos é um erro. Alguns contêm demasiados aditivos e açúcares que não faltam na nossa alimentação. E a familiarização ao sabor açucarado pode conduzir à adopção de hábitos alimentares menos saudáveis.
Numa altura em que se tenta combater a obesidade infantil, é fundamental evitar que as crianças consumam constantemente produtos demasiado doces.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home